Um elemento muito importante durante a cerimônia ritualística védica do Casamento é o acompanhamento musical do Bhajan. Bhajan pode ser traduzido por qualquer tipo de música devocional indiana, porém, este conceito vai além do aspecto cultural, tornando-se uma prática de ouvir, cantar e lembrar de Deus, no humor lírico de expressar amor ao Divino.
Bhajan com Harmonium (Brahmarsi das), Karatalas (Yogindranath das) e Sitar (Mahamuni) |
A música indiana é composta de dois elementos: Mantra e Raga. Mantra é uma oração cantada, geralmente em sânscrito. O objetivo do Mantra é a meditação em Ragas, humores do relacionamentos entre pessoas e divindades. A melodia que adorna o Mantra se desenvolve dentro do humor da Raga, caracterizado por uma escala e sequência de notas musicais particular.
Os instrumentos musicais indianos são delicados e únicos. Os músicos acreditam que seus instrumentos tem vida própria, encarnando as Ragas com fervor. Existem uma diversidade grande de instrumentos, porém os mais utilizados em bhajans, o cântico de mantras, são:
Harmonium
O harmonium é como um pequeno acordeon deitado que serve para acompanhar as notas musicais cantadas nos bhajans, ou canto meditativo. Dentro da caixa de madeira existe um fole que é alimentado por uma mão do artista enquanto a outra dedilha a melodia. Esse instrumento é de origem alemã e foi trazido para a Índia pelos ingleses. Os indianos adaptaram para tocá-lo sentado no chão.
Sitar
A sitar é um instrumento de cordas com uma variada gama de efeitos sonoros. No total, uma sitar típica possui quase 20 cordas. Algumas são usadas na melodia, outras no ritmo. Aprender a tocar a sitar é tão difícil que os indianos costumam dizer que é preciso pelo menos duas vidas para ser um bom sitarista.
Esraj
Esraj significa ladrão de corações. O vai e vem do arco em cordas reverberantes cria melodias hipnotizantes. O som é grave e metálico, embora não tenha partes de metal. É utilizado para acompanhar a voz.
Bansuri
A flauta transversal de bambu é um dos instrumentos mais antigos da Índia, sendo citado nas antigas escrituras védicas como o instrumento predileto de Krishna. Suas melodias tocam diretamente no coração, evocando alegria ou tristeza, de acordo com a Raga.
Mrdanga
A mrdanga é um instrumento de percursão, semelhante a um tambor de dois lados. O músi co cria sequências rítmicas complexas, alternando toques cerrados e soltos entre os lados agudo e grave do instrumento. O som da mrdanga é suave e penetrante, capaz de manter em transe mesmo um ouvinte desatento.
Karatalas
As karatalas são como pequenos pratos ou címbalos de metal que ao se chocarem produzem sons agudos. Sua função é marcar o tempo da melodia e reforçar o ritmo. (Fonte: Templo Hare Krishna Curitiba)
Aproveitem e ouçam um bhajan do Brahmarsi:
Nenhum comentário:
Postar um comentário