A cerimônia de casamento védico é um verdadeiro festival de cores, sons e aromas! Semana passada, nos reunimos com Tulasi Manjari, artesã do Tulasi Manjari Exclusividades Artesanais, e seu esposo, Nrisimha Bhagavan, para um jantar divertido e para escolhermos os deliciosos aromas de nosso casório.
Brahmarsi no cheira-cheira (rsrsrsr..)
Brahmarsi, Citra, Tulasi e Bhagavan
Depois de muito cheira-cheira (rsrsrs....), escolhemos com carinho algumas opções aromáticas para o salão da festa, para o banheiro dos convidados, para o dia da noiva e para a noite de núpcias. Com a grande variedade de produtos da Tulasi, escolhemos difusores de varetas, sabonetes líquidos, sabonetes para a pele e sais de banho
Aproveitem e dêem uma olhada no site do Tulasi Manjari Exclusividades Artesanais. Temos certeza que você encontrarão produtos especiais para sua casa, sua festa e sua beleza!
Semana passada, nós tivemos nossa primeira degustação para o casamento com o Prana Alimentos. Foi uma tarde super legal com os nossos amigos Luciana e Adriano, onde tivemos a oportunidade de experimentar muitos quitutes maravilhosos como pastéis integrais, quibes de forno, pães com diferentes patês, bolos, pão de queijo, etc... Adoramos o que provamos e conversamos mais detalhes, sobre como incrementar as preparações que, além de serem feitas com muito carinho e amor, possuem ingredientes especiais, tornando esses lanchinhos alimentos saudáveis e revigorantes para o corpo e a mente!
Para quem não conhece muito a alimentação vegetariana, nosso casamento será uma ótima oportunidade para desfrutarem comidinhas super-saborosas, feitas, boa parte, com ingredientes de origem orgânica e com diferentes elementos como a farinha de arroz, o pão de queijo sem queijo (!) - mas tão gostoso que nem parece que está sem queijo! -, o tofu (queijo de soja), a linhaça e muitas outras coisinhas que tornam o alimento mais saboroso e infinitamente mais saudável!
Citra, Luciana, Adriano e Brahma (atrás das câmeras! rsrsrs...)
Assim, amigos e familiares, nós estamos garantindo a vocês um Café Colonial Vegetariano maravilhoso no nosso casório, ok? :D
Um elemento muito importante durante a cerimônia ritualística védica do Casamento é o acompanhamento musical do Bhajan. Bhajan pode ser traduzido por qualquer tipo de música devocional indiana, porém, este conceito vai além do aspecto cultural, tornando-se uma prática de ouvir, cantar e lembrar de Deus, no humor lírico de expressar amor ao Divino.
Bhajan com Harmonium (Brahmarsi das), Karatalas (Yogindranath das) e Sitar (Mahamuni)
A música indiana é composta de dois elementos: Mantra e Raga. Mantra é uma oração cantada, geralmente em sânscrito. O objetivo do Mantra é a meditação em Ragas, humores do relacionamentos entre pessoas e divindades. A melodia que adorna o Mantra se desenvolve dentro do humor da Raga, caracterizado por uma escala e sequência de notas musicais particular.
Os instrumentos musicais indianos são delicados e únicos. Os músicos acreditam que seus instrumentos tem vida própria, encarnando as Ragas com fervor. Existem uma diversidade grande de instrumentos, porém os mais utilizados em bhajans, o cântico de mantras, são:
Harmonium
O harmonium é como um pequeno acordeon deitado que serve para acompanhar as notas musicais cantadas nos bhajans, ou canto meditativo. Dentro da caixa de madeira existe um fole que é alimentado por uma mão do artista enquanto a outra dedilha a melodia. Esse instrumento é de origem alemã e foi trazido para a Índia pelos ingleses. Os indianos adaptaram para tocá-lo sentado no chão.
Sitar
A sitar é um instrumento de cordas com uma variada gama de efeitos sonoros. No total, uma sitar típica possui quase 20 cordas. Algumas são usadas na melodia, outras no ritmo. Aprender a tocar a sitar é tão difícil que os indianos costumam dizer que é preciso pelo menos duas vidas para ser um bom sitarista.
Esraj
Esraj significa ladrão de corações. O vai e vem do arco em cordas reverberantes cria melodias hipnotizantes. O som é grave e metálico, embora não tenha partes de metal. É utilizado para acompanhar a voz.
Bansuri
A flauta transversal de bambu é um dos instrumentos mais antigos da Índia, sendo citado nas antigas escrituras védicas como o instrumento predileto de Krishna. Suas melodias tocam diretamente no coração, evocando alegria ou tristeza, de acordo com a Raga.
Mrdanga
A mrdanga é um instrumento de percursão, semelhante a um tambor de dois lados. O músi co cria sequências rítmicas complexas, alternando toques cerrados e soltos entre os lados agudo e grave do instrumento. O som da mrdanga é suave e penetrante, capaz de manter em transe mesmo um ouvinte desatento.
Karatalas
As karatalas são como pequenos pratos ou címbalos de metal que ao se chocarem produzem sons agudos. Sua função é marcar o tempo da melodia e reforçar o ritmo. (Fonte: Templo Hare Krishna Curitiba)